Um estudo realizado pelo Insper sobre setor varejista e sustentabilidade revela que as empresas vêm investindo em ações ambientais motivadas pelo consumidor. A pesquisa observou ainda que as grandes empresas estão alguns passos à frente no sentido de realização de ações sustentáveis se comparadas com empresas de médio e pequeno porte.
Elaborado pelos professores Silvio Laban, Priscila Claro e Danny Claro, o estudo analisou 101 supermercados no Estado de São Paulo com apoio da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Foram aplicados questionários em proprietários e executivos de estabelecimentos do setor varejista. Esse ramo foi escolhido por proporcionar um contato direito com o consumidor. Levou-se em consideração aspectos como atividades voltadas para comunidades locais, desenvolvimento e uso de sacolas ecológicas, relacionamento com fornecedores, comunicação das ações sustentáveis com os clientes, entre outros.
Para os pesquisadores, as questões do aquecimento global, desmatamento e recursos não-renováveis chamam a atenção da sociedade e da opinião pública. Por isso, as ações realizadas pelas empresas parecem ser reconhecidas pelos consumidores. Portanto, eles tendem incentivar os varejistas a promover ações ambientais e socialmente conscientes.
Os pesquisadores mencionam ainda que as pessoas costumam ter a ideia de que não são diretamente responsáveis pelas questões ambientais. Portanto, sentem necessidade de uma liderança que abrace a causa e mobilize parceiros no desafio de investir em sustentabilidade.
Outra observação da pesquisa é que as empresas que possuem departamentos de sustentabilidade estão mais avançadas na realização de ações mais concretas. Citando como exemplo aquelas que desenvolvem programas de reciclagem e que incentivam os clientes e funcionários a promoverem esse tipo de atitude.