23 agosto 2009

Invento nacional contra o aquecimento global

Acaba de entrar em funcionamento um instrumento de observação astronômica de grande importância para o conhecimento e controle do aquecimento global. E esse novo equipamento foi projetado por um brasileiro e está instalado no Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Criado pelo astrônomo Victor D’Ávila, do Observatório Nacional, o heliômetro é o único do mundo desenvolvido especialmente para captar e estudar as atividades do Sol. O heliômetro é uma espécie de telescópio utilizado na observação do Sol e os especialistas acreditam que ele poderá dar enorme contribuição à ciência no estudo do aquecimento global.

Segundo o pesquisador D’Ávila, o Sol tem ciclos de 11 anos, durante os quais ele aumenta e reduz sua atividade, lançando mais ou menos luz e calor sobre o nosso planeta. E essas alterações podem ter grande impacto no aquecimento da Terra. Daí, a grande importância do invento do heliômetro, que surge como um importante aliado na busca por conhecimentos sobre esse problema que afeta todo o planeta e seus habitantes: homens, animais e plantas.

O aparelho projetado pelo astrônomo Victor D’Ávila é capaz de fazer até 8 mil registros do Sol a cada hora. Para efeito de comparação, os astrolábios fotoelétricos - utilizados por astrônomos de outros países - conseguem fazer apenas 1800 registros durante um dia inteiro. Ou seja, o heliômetro com a tecnologia nacional é mais de 100 vezes mais produtivo do que os instrumentos usados por cientistas estrangeiros. Por tudo isso, os estudiosos acreditam que os resultados obtidos pelo instrumento nacional serão muito mais precisos e trarão informações fundamentais para que possamos entender o aquecimento global e saber como combater esse problema mundial.

Criado há cerca de 300 anos, o primeiro heliômetro foi desenvolvido para medir variações no diâmetro do Sol e, consequentemente, determinar a órbita da Terra com mais precisão. O novo aparelho, inventado pelo pesquisador brasileiro, é bem mais moderno e potente. Os antigos usavam apenas lentes. O novo equipamento é, na verdade, um telescópio que usa um espelho no lugar da lente. O corpo desse espelho é feito de cerâmica e, sobre ele, há uma camada de alumínio. Há, ainda, um tubo de fibra de carbono. O novíssimo heliômetro não é um instrumento de grandes proporções: tem 1,5 metro de comprimento por 15 centímetros de diâmetro - pouco menor do que um prato. Mas pode dar enormes contribuições à ciência e à humanidade.


(fonte: Terra)n

Nenhum comentário: