21 novembro 2013

Ilha formada por lixo flutua sob a costa norte-americana

Uma enorme ilha flutuante de detritos causados pelo tsunami que devastou parte do Japão em 2011 está à deriva no Pacífico indo em direção à costa dos Estados Unidos.


A ilha de escombros é formada por mais de um milhão de toneladas de lixo que cobriria uma área do tamanho do Estado americano do Texas (ou pouco mais que duas vezes o Estado de Goiás).
O trecho de maior concentração de sujeira está atualmente distante cerca de 2.735 quilômetros da costa americana, entre os Estados do Havaí e da Califórnia.
Entre os inúmeros itens consumidos pela ilha de lixo estão barcos, casas e eletrodomésticos, tudo que foi arrastado para longe da costa do norte do Japão, após a passagem do tsunami devastador de março de 2011.
As últimas estatísticas em relação à ilha de sujeira foram publicadas pela Agência Nacional Atmosférica e Oceânica norte-americana (NOAA, em inglês). O órgão encomendou o relatório em um esforço para prever exatamente quando e onde o ferro-velho flutuante gigante chegaria à terra firme .
Os resultados sugerem que o movimento dos escombros continua imprevisível, com os especialistas prevendo a maior parte do lixo poderia chegar - em qualquer lugar entre o Alasca e o Havaí - em qualquer momento nos próximos anos.
O ministério do Meio Ambiente do Japão estima que em torno de cinco milhões de toneladas de lixo deixaram a costa do Japão, após a passagem do tsunami, mas que apenas 30% está à deriva no Pacífico. O resto afundou no oceano perto da costa japonesa.

Nenhum comentário: