28 novembro 2013

Metade da população mundial não têm coleta lixo

"É nosso dever proteger o maior patrimônio nacional, pois a nação que destrói o seu solo,destrói a si mesma."


Por ano, cera de 1,4 bilhões de toneladas de resíduos são gerados pelas 7 bilhões de pessoas do mundo e apenas metade possui coleta de lixo.
Uma pesquisa feita pela Associação de Resíduos Sólidos (ISWA em inglês), mostra que metade da população mundial, concentrada em países como a África, sudeste asiático e América Latina, não têm nenhum tipo de coleta de lixo. Além disso, eles calcularam que seriam necessários cerca de US$ 40 bilhões de investimentos para resolver a etapa de coleta, sem contar a reciclagem.



Mas esse solução teria que ser agora, porque se o mundo continuar adiando soluções desse tipo, o processo pode ficar mais caro e mais complexo. A Associação calcula que em 2050, quando a população mundial chegará aos 9 bilhões, a produção de lixo anual poderá chegar aos 4 bilhões de toneladas.
Na última década a população no Brasil cresceu 9,65% e a geração de resíduos, 21%. A projeção para 2042 é que teremos 230 milhões de habitantes, 15% a mais que hoje. Se o padrão de aumento da geração de resíduos se mantiver, ela vai crescer 30%. O dobro do crescimento da população", comenta Carlos Silva, presidente da Abrelpe, parceira da Iswa no Brasil.


Fonte: OTEMPO.com.br

Nenhum comentário: