08 abril 2014

Biocombustíveis


Vamos falar sobre os biocombustíveis e da importância deles para o planeta.


Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, entre outros. O lixo orgânico também pode ser usado para a fabricação de biocombustível.

História
Henry Ford, em 1982 produziu o primeiro veículo de bi combustível de uso comercial no mundo. O motor Ford T, funcionava tanto com álcool (de origem vegetal) ou gasolina.
Rudolf Diesel, cuja invenção leva seu nome, em 1900 em uma exposição internacional em Paris. Diesel mostrou seu motor em funcionamento com óleo de amendoim.

Nos dois casos o petróleo chegou e "roubou a cena" e provou ser a fonte mais lógica de combustível. Baseando-se em preço, fornecimento e eficiência.

A crise do petróleo e a explosão do biocombustível
Acontecimentos internacionais como o Embargo Árabe do Petróleo em 1973-1974 e a Revolução Iraniana de 1978-1979 somados à diminuição na produção doméstica de óleo, resultaram na alta dos preços. 
O preço do petróleo bruto no mundo teve um salto da casa de US$ 14 por barril no começo de 1979, para mais de US$ 35 por barril em janeiro de 1981. Com isso os pesquisadores começaram a buscar novas formas de combustíveis. No Brasil, as primeiras experiências com o biodiesel surgiram em 1970, quase junto com o Pro álcool.

Nas décadas de 70 e 80, a ideia de usar biocombustíveis voltou à tona. Um dos eventos mais importantes ocorreu em 1970, com o advento Institucional do Ar Limpo pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), nos Estados Unidos. Isso permitiu que o EPA regulasse mais de perto os padrões de emissão de dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio e óxido de nitrogênio. 
Isso criou um cenário para o desenvolvimento de combustíveis de queima mais limpa, além de ter estabelecido padrões para aditivos de combustível.

Exemplo de biocombustíveis

Biodiesel pode ser produzido a partir de oleoginosas (mamona, amendoim, girassol, soja entre outros..).
Além de matérias-primas como: gordura animal, óleo vegetal e gorduras residuais.
Para se fazer um biodiesel é necessário um ácido (óleo vegetal) e duas bases (etanol e o catalisador). A quantidade de catalisador usado no processo de fabricação do biodiesel irá depender do pH do óleo vegetal. O sucesso de reação depende desse pH ou mesmo da acidez do óleo vegetal.

Vantagens
A exaustão do biodiesel é menos ofensiva. Seu uso resulta numa notável redução de odores, o que é um beneficio real em ambientes fechados. Seu cheiro se assemelha um pouco com o cheiro de batata frita.
Biodiesel não requer armazenamento especial. Na sua forma natural pode ser armazenado no mesmo lugar em que o petróleo é armazenado e por ter seu ponto de fusão maior, o seu transporte é bem mais seguro.
O biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado com outro combustível, além disso ele aumenta a vida útil dos motores por ser lubrificante.
Biodiesel é um fonte de combustível renovável, bio-degradável e não-tóxico.

Desvantagens
O biodiesel proporciona uma menor explosão do motor, ou seja, gera menos energia e podendo vir a ser mais caro que o diesel comum.
A exploração desmedida de solos, o desbravamento de matas e a especialização da produção de uma oleaginosa podem diminuir a biodiversidade de uma determinada região.
O preço dos alimentos pode subir, porque a soja e o milho não servirão mais apenas como fonte de alimentos, mas também como fonte de combustível.
O biodiesel não é uma fonte totalmente limpa, gera CO2, mas em quantidades menores.

Etanol
O etanol não é um produto encontrado de forma pura na natureza.


Para produzi-lo, é necessário extrair o álcool de outras substâncias.
A forma mais simples e comum de obter o etanol é através das moléculas de açúcar, encontradas em vegetais como a cana-de-açúcar, milho, beterraba, batata, trigo e mandioca.
O processo é chamado de fermentação, porém existe duas formas para a obtenção de álcool. que consiste em reações químicas controladas em laboratório.

A forma mais simples e fácil da obtenção do etanol é pela cana-de-açúcar, o que dá ao Brasil uma enorme vantagem, visto ser esse o principal produto de extração de etanol no país por ser um dos maiores produtores de cana.
A produtividade média de geração de etanol por hectare de cana, por exemplo, é de 7500 litros, enquanto a mesma área de milho, principal matéria-prima do álcool nos Estados Unidos, produz apenas 3 mil litros do combustível.

Vantagens
O etanol é muito mais limpo em relação aos outros combustíveis fósseis, por este motivo, polui-se menos o meio ambiente.
É um combustível que ser obtido em qualquer lugar do mundo, porém, somente o Brasil possui a fórmula para produção dele. Isso faz com que o Brasil não dependa de produções estrangeiras. ( e mesmo assim é caro e cheio de imposto)

Biogás

O biogás é um recurso renovável que deriva da decomposição da matéria orgânica. Sua constituição é, em maioria, metano e gás carbônico e sua principal produção se dá em aterros sanitários que coletam e tratam os gases produzidos que seriam liberados na atmosfera.
Ele é usado em veículos, cadeira e etc..., principalmente pela grande quantidade de metano em sua composição.

Produção do biogás
O biogás é produzido no biodigestores, acrescentado biomassa como resíduos agrícolas, bagaço de cana e dejetos de animais. 
A constituição do biogás é basicamente: 60% de metano (dependendo da eficiência do processo, o biogás chega a conter entre 40% e 80% de metano), 35% de dióxido de carbono e 5% de uma mistura de outros gases (hidrogênio, nitrogênio, gás sulfídrico, monóxido de carbono).

Vantagens
É um recurso renovável, pois a degradação da matéria orgânica é praticamente inesgotável. Assim gera energia ecologicamente correta. E a utilização desses gases como combustível evita a liberação dos gases na atmosfera diminuindo a ação do efeito estufa.
Diminui a quantidade de resíduos sólidos gerados pela população, que são um grande problema para as administrações públicas.
Além do que, nesses aterros, também existem dutos para captação do Cho rume, que é um líquido proveniente da decomposição de resíduos orgânicos que podem poluir os recursos hídricos. Portanto, sua captação diminui os impactos ambientais.


Curiosidades
O Brasil tem capacidade para liderar o maior mercado de energia renovável do mundo. Isso porque no país existe matéria prima renovável em abundância para fabricar o biocombustível.
O biocombustível ou combustível biológico é uma alternativa viável para substituição do petróleo com uma série de vantagens, tanto ambientais, como econômicas e sociais. Há um indicativo de que é possível 5% de adição de biocombustível no diesel de petróleo, que alimenta a economia, diminui a importação de petróleo e reduz a poluição.
O uso do petróleo como fonte energética representa uma das maiores causas da poluição do ar, e sua queima contribui para o efeito estufa. A energia renovável é uma alternativa para reduzir o efeito estufa. Além disso, o uso dela faz com que o país diminua a dependência do combustível fóssil, que num futuro muito próximo, dentro de 40 a 50 anos, estará em extinção.
O Programa Nacional do Álcool - Proálcool foi instituído através do Decreto Nº 76.593 de 14 de novembro de 1975.
O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) foi criado pela lei
11.097, de 13 de janeiro de 2005.
O petróleo é um recurso finito (por ser de origem fóssil) e, segundo pesquisadores, deve acabar por volta do ano de 2070.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá e Governo do Estado do Ceará, cerca de 30 jovens de baixa renda, filhos de famílias quixadaenses dos bairros populares e estudantes de ensino médio e universitários fazem parte da primeira Cooperativa de Jovens no Brasil atuando no ramo da coleta e reciclagem do óleo de fritura para produção de biodiesel em larga escala.
É exatamente a usina de Biodiesel de Quixadá, que vai comprar todo o óleo de fritura arrecadado pela Cooperativa de jovens, e de outras entidades. 
Dos 20% da energia renovável no mundo, cerca de 14% é proveniente da biomassa.
O maior país produtor e consumidor mundial de biodiesel é a Alemanha, responsável por cerca de 42% da produção mundial. 
--------------------------------------
Esta matéria foi feita com base no trabalho dos alunos: Andre Boçoen, Cristhiany Luviza, Karoline Nunes, Lucas Cordeiro e Natalia Grassi, que são alunos do curso de Gestão Ambiental na Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba, para a disciplina de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.




Nenhum comentário: