10 maio 2014

A culpa da seca não é só da chuva


Muito se tem falado sobre as secas que atinge grande parte dos estados brasileiros, mas o que muitos esquecem é que, boa parcela de culpa na seca não é da chuva e sim do desperdício de água que a população faz.

O maior desperdício está na irrigação. De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) 70% de toda água disponível no planeta é usada para irrigação e no Brasil esse número sobe para 72%. Em uma entrevista para a Revista Planeta, Giulio Boccaletti, autor do relatório Charting Our Water Future, disse: 
"O Brasil gasta 14,5 milhões de m³ de água para cada mil hectares irrigados, muito mais que Índia, Africa do Sul e a China."

As medidas para amenizar a seca são tomadas tardiamente, o racionamento de água deveria ser adotado quando todas as outras alternativas dessem erradas e por que acontece isso? O povo brasileiro é um dos povos que mais desperdiçam água do mundo, lavando calçadas quando não é necessário e de forma errada, escovando os dentes com a torneira aberta, tomando banhos looooongos...posso digitar aqui mil formas de como os brasileiros desperdiçam água e mesmo assim não vai conscientizar muita gente.

Outro ponto dessa questão é que o povo brasileiro só faz algo para economizar água quando já está num ponto emergência, numa seca, aí que vem a conscientização (de poucos) sobre economizar água, mas não é a maneira correta, porque quando começa a época de chuva, todos voltam a desperdiçar água novamente. Também precisamos economizar água nos períodos de chuvas, não só quando à seca.

O governo também tem sua parcela de culpa, afinal, faltam investimentos e planejamentos na captação e no tratamento da água. Hoje em dia está muito caro tratar a água, porque as pessoas não tem consciência do mal que causam quando descartam erradamente alguns lixos na pia, privada e rios, e cada vez mais o preço para tratamento ficará mais encarecido. Novas e inovadoras maneiras para tratamento da água estão aparecendo, mas não podemos deixar de cuidar desse bem tão precioso.
__________________________________________________________________

Em média um consumidor necessita de aproximadamente 161 litros de água por dia. Mas com medidas simples podemos diminuir para 110 litros. Abaixo veremos 5 maneiras simples de diminuir seu gasto médio de água para 104,5 litros:

Banho de 5 minutos -> 45 litros: A conta só dá certo se a torneira for fechada quando for ensaboar;
Escovar os dentes -> 1 litro: Quando for escovar os dentes, prefira utilizar um copo;
Acionar a privada por no máximo 6 segundos -> 36 litros: Não use-a como lixeira ou cinzeiro. Também não acione à toa, pois gasta muita (leia-se muita mesmo) água.
Lavar a louça com a torneira fechada -> 20 litros: Limpe os restos de comida com um guardanapo ou esponja ensaboada e só depois abra a torneira para molhá-los. Vale a pena citar aqui que, hoje a lavadoura de louças é muito mais ambientalmente correta do que lavar a louça do modo tradicional. Quem tiver condições de comprar, é recomendável.
Lavar o rosto com a torneira aberta só metade -> 2.5 litros: Vale para fazer a barba. A ideia é de não demorar com a torneira aberta.

Somando todos esses valores chegaremos aos 104,5 litros mencionados anteriormente, e com isso economizaremos 64% a menos do que os 161 litros de que necessita-se.


Nenhum comentário: