07 fevereiro 2014

Como a reciclagem do cocô pode ajudar o meio ambiente


Pesquisadores do mundo inteiro, têm procurado maneiras de aproveitar nosso "número dois".
Hoje, quando você puxa a descarga, utiliza bastante aguá potável para dar descarga e enviar tudo para o esgoto, e o cocô provavelmente acaba despejado em um rio, e as vezes, do mesmo rio que vem sua aguá potável.
Em um cidade da Inglaterra, Didcot, um projeto permite que 200 famílias aqueçam suas casas com o biometano, que é fabricado a partir de seu próprio cocô. Além delas ajudarem o meio ambiente, ainda poupam dinheiro.

Há três mil anos atrás, quando um chinês ia jantar na cada de um amigo, ele obrigatoriamente tinha que ia até o quintal e fazer o "número 2" por lá mesmo. É que a etiqueta da época dizia que era feio comer na cada de alguém e não "devolver o nutrientes".

Como reciclar o cocô para gerar energia, adubo e até água:

  1. Quando os dejetos chegam a estação de tratamento de esgoto, a parte líquida e a sólida são separadas por decantação. A água é tratada e despejada em um rio.
  2. A parte sólida é enviada para biodigestores anaeróbios (não há oxigênio). Ali dentro, bactérias transformam a matéria orgânica em gás metano e CO2. As sobras são usadas como fertilizante.
  3. Uma usina de biogás remove o cheiro e as impurezas do gás, deixando-o próprio para uso doméstico.
  4. O gás é enviado para a rede de distribuição normal e as pessoas podem usá-lo para cozinhar e no sistema de calefação (evaporação rápida de líquidos). Na planta inglesa, esse ciclo se completa em 23 dias.

fonte: Revista superinteressante, imagens google

Nenhum comentário: