19 agosto 2014

Como implantar um plano de sustentabilidade na sua empresa


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Adotar um plano sustentável em empresas tornou-se estratégico para diversos setores. Empresas sustentáveis possuem um diferencial na disputa com outras empresas. E quanto antes o plano for implantado, mais cedo os resultados aparecerão.
Na atualidade, ser uma empresa com engajamento no meio ambiente é de extrema importância, não só na busca por novos clientes, mas também por prêmios oferecidos por outras organizações. O cliente deste século está muito mais atento às questões socioambientais e procura produtos com menores impactos ambientais e empresas conscientizadas.
A sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações que visa o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade. Logo, para uma empresa ser considerada socialmente e ambientalmente sustentável, precisa tomar atitudes éticas para que seu crescimento econômico não altere o estado do meio ambiente onde se encontra.
O primeiro passo para implantar esse plano é definir os passivos ambientais desta empresa. Mas o que são passivos ambientais?
O passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação, a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais. (site Ecoterra Brasil)
Partindo disto, as empresas começam a buscar alternativas e práticas para eliminar todos esses passivos ambientais.

Práticas sustentáveis:
- Uso de sistemas de tratamento de efluentes.
- Reaproveitamento de água da chuva.
- Uso racional da água e de energia.
- Reutilização de sobras de matérias-primas.
- Uso de madeira com certificação.
- Auditoria para certificação ISO 9000/14000 e outras.
- Gerenciamentos de resíduos.
- Reciclagem.
- Educação Ambiental.
- Práticas que melhorem o entorno e o bairro onde a empresa está inserida.
- Destinação e disposição corretas.
- Portal da transparência para contratos e licitações.
- CIPA.
- Utilização de matérias-primas que não agridem o meio ambiente.
- Logística Reversa.
- Nunca, jamais, em hipótese alguma, fazer o uso de trabalho infantil ou escravo.
- Energias limpas.
- Respeitar as leis ambientais estaduais e federais.
- Criação de projetos que visam o cuidado com o meio ambiente.
Vale ressaltar que, alguns dessas práticas já são obrigatórias em algumas empresas, como a logística reversa, tratamento de água e efluentes e a separação e destinação corretas de lixos.

Vantagens de se tornar sustentável:
- Melhora a imagem da empresa frente aos clientes.
- Economia com redução de custos, matérias-primas, custos com a produção.
- Diminui os impactos ambientais que a empresa causa.
- Diferencial frente a competitividade com outras empresas.
- Possíveis prêmios de sustentabilidade.
- Satisfação e melhor feedback dos funcionários.

A Bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) possui um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) que permite uma análise e um ranking das empresas mais sustentáveis no Brasil e como essas empresas mantêm práticas de desenvolvimento sustentável. Você pode conferir o índice no site http://bit.ly/1lqPR88

É importante frisar que a sustentabilidade nas empresas não visa o chamado “marketing verde” e sim que busca práticas sustentáveis que tragam resultados satisfatórios para o meio ambiente, para a sociedade e para a empresa. Também vale ressaltar que cada empresa possui sua particularidade, e precisa implantar seu plano de sustentabilidade visando suas necessidades e investimentos disponíveis.

Compartilhe esta ideia e divulgue na sua empresa, nós só temos a ganhar!

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Artigo escrito por mim e postado originalmente no portal EU Gestor:
http://eugestor.com/editoriais/2014/08/como-implantar-um-plano-de-sustentabilidade-na-sua-empresa/

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