28 agosto 2015

Estações da sustentabilidade de Curitiba


As estações de sustentabilidade de Curitiba são contêineres instalados que coletam materiais recicláveis levados pela população. Por enquanto, as estações não são capazes de coletar lixos perigosos, como lâmpadas e óleo de cozinha, coletados pelos caminhões especiais da própria prefeitura. (Saiba mais sobre a coleta de perigosos em Curitiba: http://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/.

Desde 2014, quando foi inaugurada a primeira estação de sustentabilidade em Curitiba, o IPCC (ver mais no site http://www.ipcc.org.br/) juntamente com a Prefeitura Municipal de Curitiba implantou outras 3 estações pela cidade. Atualmente as estações da sustentabilidade estão localizadas nos bairros Guabirotuba, Boa Vista, Tingui e Santa Cândida.

A intenção do IPCC é abranger esse programa para toda a cidade, ou seja, a ideia é ter 1 estação em cada bairro, totalizando 75 estações.


Cada estação pode armazenar 5.700 litros de resíduos, e coleta cerca de 12 tipos de materiais recicláveis.

(fonte: Gazeta do Povo)

Todo o lixo coletado pelas estações são enviadas para a UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis) e também para cooperativas de catadores, devidamente cadastradas na prefeitura.

Sobre recicláveis em Curitiba, um dado curioso: de todos os materiais, que podem ser reciclados, coletados na cidade, cerca de 80% é coletada pela coleta informal, ou seja, pelos catadores; os outros 20% são coletados pelos caminhões do "Lixo que não é Lixo" e pelas estações da sustentabilidade.



Um comentário:

Danielle Atendente disse...


Excelente iniciativa, precisamos proteger o nosso meio ambiente!