22 janeiro 2014

Butão - primeiro país do mundo que permitirá apenas agricultura orgânica


Butão, país do sul da Ásia, com aproximadamente 710 mil habitantes (senso de 2005), será o primeiro país com que produzirá seus alimentos com prática da agricultura ecológica. Esse processo será concluído antes de 2020.
O ministro da agricultura e também agricultor, Pema Gyamtsho, revelou tal medida ao mundo na Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu em Nova Delphi, capital da Índia.
Otimista, o ministro (foto), também declarou que pretende exportar os produtos orgânicos para China, Índia e outros países continentais.

De acordo com essa medida, estará proibido o uso de pesticidas e agrotóxicos químicos e os agricultores butaneses utilizarão em seu cultivo somente adubos orgânicos naturais, obtidos de seu gado. Grande parte da agricultura do país já é orgânica por conta do alto custo dos produtos artificiais e para a manutenção da qualidade do solo.

O ministro ainda advertiu para os efeitos nocivos dos agrotóxicos nos valores nutricionais das frutas, legumes e na contaminação da água subterrânea. Para que o prazo -estipulado até 2020- seja cumprido, o governo tende a aumentar as terras irrigadas e usar variedades de alimentos imunes à pragas.




fonte: http://www.brasildefato.com.br/



Nenhum comentário: