29 janeiro 2014

Suécia: um país tão eficiente em energias renováveis que precisa importar lixo para suprir suas necessidades energéticas.



Conhecida pelo menores índices de corrupção do mundo, a Suécia tornou-se um exemplo para o mundo no que diz respeito a reciclagem de lixo, porém, com o passar do anos um "problema" surgiu, a falta de "matéria-prima" nas usinas geradoras de energia elétrica e térmica a partir da incineração do lixo. E qual foi a solução adotada? Comprar aproximadamente 800 milhões de lixo anualmente de países vizinhos. Isso mesmo! A Suécia compra lixo!


O sistema sueco é tão eficiente que apenas 4% do lixo produzido no país é enviado para aterros sanitários. Os outros 96% são reciclados ou então processados e incinerados para virarem energia.O Sistema sueco é tão eficiente que apenas 4% do lixo produzido vai para aterros sanitários. Os outros 96% são reciclados ou são incinerados para virarem energia. Os subprodutos do processo, como cinzas que contêm dioxinas e metais pesados, são separados e aterrados posteriormente. Atualmente, a Noruega é a principal fornecedora de resíduos à Suécia. Os noruegueses pagam pela incineração e recebem os subprodutos de volta. Itália e Romênia também podem enviar seus lixos para a Suécia, porém, os administradores de tecnologia suecos dizem que a incineração não é uma solução a longo prazo. Segundo eles, é preciso desenvolver cada vez mais possibilidades de reciclagem desse lixo.

Fonte: eCycle.

Nenhum comentário: