O que são materiais não recicláveis?
São materiais que, após, transformação química ou física, não podem ser reaproveitados.Aqui no Brasil, muitos materiais não podem ser reciclados, por falta de tecnologia para o tipo específico de material.
Em uma tonelada de sucata, aproximadamente de 3% à 5%, não são recicláveis.
Vamos ver os materiais não reciclados.
Papel - papel carbono, adesivos, etiquetas, fitas crepe, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, papéis parafinados e papéis plastificados.
Metal - clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tinta, latas de combustível e latas enferrujadas.
Plástico - cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos, embalagens ( bala, bolachas e metalizadas) e celofane.
Vidro - espelho, pirex, tubos de TV, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas e vidros temperados.
Grande parte dos lixos orgânicos também não são reciclagem e são enviados para aterros ou usinas de incineração. Porém você também pode usá-los para servir de adubo, mas lave bem os alimentos. Também existe a técnica da compostagem (Compostagem é o conjuntos de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterotrófos aeróbicos, com a finalidade de obter, no menos tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes materiais).
É importante saber...
A presença de lixos não recicláveis no processo de reciclagem é um problema, pois, pode prejudicar a qualidade do produto final reciclado ou até quebrar a máquina. Exemplos comuns na contaminação são cerâmicas, terra e louças na reciclagem do vidro, que não são fundidos e acabam virando bolhas e gerando a quebra espontânea do vidro.
Por tanto, na hora de descartar lixo, certifique-se se está colocando no lixo certo.
fontes: www.ib.usp.br, wikipedia, over-trash.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário