30 abril 2014

Programa pioneiro organizado pela Coca-Cola, quer reciclar 100% dos resíduos sólidos gerados na Copa


Aconteceu ontem (29) em Curitiba o 11º Treinamento para Gestão de Resíduos Sólidos nos estádios da Copa, treinamento este organizado pela Coca-Cola. Este treinamento será feito nas 12 cidades-sede e oferecido à catadores de cada cidade, e se concentra particularmente nos resíduos gerados dentro dos estádios.
A Coca-Cola, em parceria com a FIFA, será responsável por todo o descarte e reciclagem dos resíduos.
Segundo Victor Bicca, diretor de assuntos relacionados à sustentabilidade da Coca, a meta deste programa é que 100% dos resíduos gerados sejam reciclados. Meta ambiciosa, porém, altamente possível, e vocês vão entender o porquê.

O Projeto
Pela primeira vez na história das copas, os resíduos gerados entre o jogos serão descartados e reciclados de forma correta. O objetivo é estimular a expansão da coleta seletiva de lixo urbano nas 12 cidades-sede. Essa reciclagem está prevista na PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), instituída em 2010, que cria normas para coleta, para o destino final e o para tratamento de lixo urbano e industrial.
Durante a Copa, todo o lixo sólido produzido nos estádios será coletado e encaminhado à reciclagem nas cooperativas que são apoiadas pela Coca-Cola há 13 anos.
Todas as ações da Coca-Cola durante a Copa estão baseadas nos 3 (três) legados que a empresa pretende deixar para o Brasil: Reciclagem; Comunidade e Vida Ativa.

O Treinamento
Serão 840 catadores capacitados de várias cooperativas do Brasil. Aqui no Paraná, a Rede CATA-PR (mais informações) será a responsável pelas 14 cooperativas de catadores que trabalharão na Arena da Baixada, coletando e reciclando os materiais.
O curso dado aos catadores terá 4h de duração, e eles aprenderão como manusear os equipamentos utilizados durante o mundial, além de aprenderem como será a dinâmica dentro do estádio.
Para garantir a segurança dos catadores, a Coca-Cola irá disponibilizar EPI's (Equipamentos de proteção) para o trabalho de coleta dos resíduos. Os equipamentos serão: o uniforme personalizado (Camiseta, Segunda Pele, Blusa, Chapéu), bolsa de nylon, botas e luvas de segurança.

Para esse programa, a Coca-Cola desenvolveu equipamentos exclusivos para a coleta dos resíduos e transporte:

Coletores de 180L (Verde=Reciclável; Cinza=Orgânico)



Caixas de papelão de 100L 


Também foram desenvolvidos contêineres com rodas, com capacidade de 240L a 1000L. Além disso, sacolas especias, uma com cor cinza, que será a do lixo orgânico, e a outra transparente que será lixo reciclável.
Para o transporte de lixo nos estádios, foi desenvolvido um carrinho elétrico.

A seguir, algumas fotos do evento:






Como se pode perceber pelas fotos, o Fuleco, mascote da Copa, foi visitar o evento. Abaixo, postarei um vídeo gravado no treinamento:



Um comentário:

Ariel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.