15 julho 2014

Aplicativo ajuda a população a fiscalizar a cidade

colab.re01


Figura 1: Colab.re – rede social para cidadania (imagem site Colab.re)
Já pensou em uma rede social na qual você pudesse cobrar da prefeitura da sua cidade problemas, irregularidades de trânsito, lixos espalhados e muito mais? Esta rede social já existe e, em 12 meses de funcionamento, já foram registradas mais de 6 mil queixas.

O Colab.re é um aplicativo que faz ponte entre o cidadão e o poder público, com o intuito de agilizar o processo de reclamações dos cidadãos diante de problemas encontrados em suas cidades.
A metodologia do aplicativo é bem parecida com as das redes sociais tradicionais: você tira uma foto, informa a irregularidade, informa o local, publica e sua reclamação pode ser comentada e apoiada por outros usuários da mesma cidade. O mais legal é que existem 15 prefeituras que também utilizam o Colab.re e podem comentar sua foto, propondo uma solução ou prazo para que a irregularidade ou o conserto sejam solucionados. Na maioria das vezes, as prefeituras anotam e lhe informam um número de protocolo para que você possa acompanhar o andamento da sua solicitação.
“Existem aqueles problemas que são complicados, a solução deles não é tão simples. Mas a prefeitura responde ao cidadão, informa, é transparente. Ela informa o período que aquele problema vai ser resolvido. E o cidadão fica satisfeito com isso”, afirma Paulo Pandolfi, cofundador do aplicativo. (em entrevista ao portal G1)
Entre as prefeituras que participam do aplicativo estão: Prefeitura de Curitiba, Prefeitura de Teresina, Prefeitura de Rondonópolis e a Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Além de fiscalizar, o usuário pode ainda propor soluções e avaliar lugares (rodoviárias, aeroportos, etc)
Fiscalizando: A fiscalização está dividida em 3 partes: categoria, descrevendo o fato e local.
Na categoria você poderá escolher entre: Estabelecimento irregular, iluminação e energia, limpeza e conservação, meio ambiente, pedestres e ciclistas, saúde, segurança, transporte público, vias e trânsito, e por fim, água e esgoto.
Depois de tirar a foto e indicar a categoria, você deverá descrever a irregularidade, indicar o local e pronto! Sua fiscalização já foi ao ar e já pode ser apoiada e/ou comentada. Veja foto abaixo:
colab.re02


Figura 2: Usuário fiscalizou carros estacionados em cima da calçada. (imagem retirada do aplicativo)


Propondo: Para propor uma melhoria, é utilizado o mesmo principio da fiscalização: pode-se tirar uma foto do local; selecionar a categoria, podendo ser, por exemplo, uma rampa de acessibilidade; descrever a proposta e, por último, o local onde será instalada a rampa de acessibilidade.
Avaliando: Nesta parte do aplicativo, você pode avaliar Aeroportos, Rodoviárias e, por conta da COPA 2014, existe também a categoria Estádios. Você pode avaliar o local com relação a 5 itens: qualidade geral, infraestrutura, segurança, acesso e limpeza.

As notas são computadas por meio de 5 estrelas em cada item, sendo uma estrela para muito ruim e 5 para excelente. Há também a possibilidade de você descrever o que viu no local a ser avaliado.

Segue abaixo mais algumas fotos do aplicativo:
colab.re03
Para baixar o aplicativo no seu celular, escolha um dos links abaixo. Também existe a possibilidade de desfrutar do aplicativo via internet:

Minha opinião

Estou usando o aplicativo há três semanas, e muito satisfeito com a funcionalidade e o feedback. Já publiquei três fiscalizações no aplicativo, com números relevantes de apoiadores e a Prefeitura de Curitiba já respondeu a duas dessas fiscalizações.

O Colab.re ganhou destaque em um jornal de Curitiba em matéria no dia 09/06. Na reportagem do jornal Gazeta do Povo, agentes de trânsito fazem uma operação de fiscalização em locais indicados pelos os usuários do aplicativo. Confira a matéria completa clicando aqui.
Podemos perceber que o aplicativo vem ganhando espaço e importância para o gerenciamento da cidade, afinal, quem melhor para fiscalizar e pedir melhoria do que sua própria população?!


----------------------------------------------------

Artigo escrito por mim e publicado originalmente no portal Eu Gestor - http://eugestor.com/editoriais/2014/07/colab-re-voce-fiscalizando-sua-cidade/ 

Nenhum comentário: