17 julho 2014

O valor real das coisas - Celular

Quanto realmente se gasta para produzir um celular?
Neste post, tentarei elencar todos os gastos para produzir um único aparelho e os custos dessa produção para o meio ambiente.


É muito difícil definir quanto de água é gasto para produzir um celular, porque a produção envolve componentes diferentes um do outro. Aproximadamente, a média global é de 80 litros de água por dólar de um produto industrializado. Calcula-se que para se produzir um celular de 200 dólares, é preciso de aproximadamente 16 mil litros de água.

Os minerais usados na produção vêm a maioria do leste do Congo, África, onde 12 das 13 minas são controladas por grupos armados. Os minerais são transformados em metais como estanho (cassiterita) e tântalo (caoltan), que são utilizados na fabricação de celulares. A renda obtida com a extração dos minerais, financia gerra civil, que segundo o Conselho de Direitos Humanos da ONU, matou, nos últimos 15 anos, mais de 5 milhões de pessoas e violou 300 mil mulheres.

Há também os números de pessoal, ou seja, a qualidade do trabalho realizados pelos empregados. Um relatório da ONG China Labour Watch avaliou que 10 grandes fabricantes que produzem para Dell, IBM, Apple, HP entre outras, constatou horas extras de trabalho excessivas, inexistência de contrato de trabalho, discriminação e condições degradantes de trabalho, ocasionando acidentes e suicídios.

----------------------------
fonte: Revista Vida Simples

Nenhum comentário: