01 julho 2014

Projetos inovadores para a mobilidade urbana

Preparei uma lista com 3 projetos inovadores para a mobilidade nas cidades. São projetos que visam segurança, eficiência e cuidado ecológico.
Ambicioso projeto chinês do ônibus que anda por cima dos carros
 Figura 1. Imagem ilustrativa do Land Air Bus.
Figura 1: Imagem ilustrativa do Land Air Bus.
Originalmente apresentado em 2013, este projeto chinês promete inovar a maneira de andar de ônibus da população. Denominado Land Air Bus, o veículo se parece muito com um metrô, até por se mover sobre trilhos localizados às margens das ruas. Desse modo, o ônibus se movimenta por cima dessas ruas, formando uma espécie de túnel para carros.
Um dos pontos atrativos do ônibus é o corte do uso de combustível, pois ele seria movido pela combinação de placas solares e energia elétrica, o que acarretaria uma economia de 860 toneladas de combustíveis por ano e diminuiria em 2640 toneladas a emissão de dióxido de carbono lançado na atmosfera.
Segundo os desenvolvedores do projeto, o ônibus poderia comportar mais de 1000 pessoas, divididas em três vagões. As dimensões do ônibus são de 6 metros de largura e 4 metros de altura, ocupando duas pistas epermitindo que carros de até 2 metros passem por baixo.
O Land Air Bus pode chegar a 40 km por hora e é composto por um sistema de frenagem automática em caso de emergência.
Ainda não há previsão para que esse projeto se torne realidade, mas existem rumores de que o ônibus seja implementado na cidade de Pequim.
Assista ao vídeo explicativo no  http://www.youtube.com/watch?v=C09tsvuMYwo
O carro sem motorista

Criado pela gigante da internet Google, o carro sem motorista pretende ser eficiente e seguro ao mesmo tempo.
Em 2012, a empresa já havia divulgado um vídeo que testava o carro autônomo, e agora em 2014, a Google afirma ter aperfeiçoado o software do carro, o que permitirá detectar vários objetos simultaneamente.
Características do motorista eletrônico do carro:
- Sensor laser: é responsável por posicionar o carro de acordo com a base de mapas da Google.
 - Câmera de vídeo: identifica outros carros, placas, sinalizações de ciclistas e motoristas, pedestres e faixas de rolamento.
- Radares: Detectam obstáculos no caminho. O carro é adaptado com quatro antenas, sendo uma atrás e as outras três na frente.
- Sensor inercial: acelerômetros e giroscópios determinam a velocidade e a direção do veículo.
- Estimador de posição: ligado ao eixo, o equipamento mede pequenos movimentos para aumentar a precisão dos demais sistemas.
- Motorista: embora o carro não exija motorista, pode-se assumir a direção pisando no freio ou mexendo no volante.
- Computadores: a base de dados necessária para navegar fica armazenada no porta-malas.
 Google. Carro sem motorista
Veja um vídeo do carro sem motorista em ação clicando aqui.
Algumas empresas já estão se empenhando em produzir o veículo, como a Nissan, que já testou um projeto como este no Japão.
As vantagens deste veículo são inúmeras. Além de apresentar reações mais velozes que as dos humanos, enxerga em todas as direções ao mesmo tempo, não fica irritado, obedece a sinalização de trânsito, anda na velocidade correta, não dorme ao volante, entre outras.
Sem parada para embarque ou desembarque

Outro projeto chinês é o trem com sistema que permite embarque e desembarque de passageiros com o veículo em movimento.
O sistema é muito simples: na estação existirá um compartimento que servirá como embarque e desembarque dos passageiros, e no trem haverá outro compartimento. Assim, quando o trem estiver se aproximando da estação, os passageiros que irão desembarcar já permanecerão no compartimento do desembarque. Na estação, os passageiros que irão embarcar também já estarão no devido compartimento. Chegando à estação, com um sistema de acoplamento, libera o compartimento de desembarque e ao mesmo tempo acopla o compartimento de embarque, sem precisar parar.
 Figura 2. Ilustração do funcionamento do sistema.
Figura 2: Ilustração do funcionamento do sistema.
Conheça o funcionamento do projeto, clique aqui.
Embora projetos como estes demorem a ser implantados, podemos perceber que o futuro da mobilidade será inovador, tecnológico e ao mesmo tempo ecológico. O carro sem motorista já foi testado na Califórnia, e talvez seja o projeto dessa lista que tende a ser mais rapidamente implantado. Segundo os desenvolvedores, a previsão é que já neste ano o carro sem motorista esteja em funcionamento. A segurança do carro é um dos pontos principais, que além de dar segurança aos passageiros, permite segurança para os pedestres e aos demais usuários da via.

Artigo escrito por mim e postado originalmente no portal Eu Gestor: http://eugestor.com/editoriais/2014/06/projetos-que-prometem-inovar-a-mobilidade-urbana/

Nenhum comentário: