28 abril 2009

IPCC x CÉTICOS

Bem, postei recentemente sobre o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climática) que seria o órgão de controle de mudanças climáticas, que disse que as mudanças estão sendo causadas pela ação do homem.

Brasil76

Pois bem, agora vem o outro lado da moeda, existe um grupo de ambientalistas que se define como Céticos, que contrariam as definições das mudanças climáticas ditas pelo IPCC.

Os Céticos definiram que as mudanças climáticas estão sendo causadas por um ciclo natural de Aquecimento e Resfriamento do globo. Esse ciclo obedeceria a forças mais poderosas do que a presença de CO2 na atmosfera, como a influência do Sol na Terra. mais poderosas do que a presença de mais CO2 na atmosfera, como a influência do Sol na Terra. Em um estudo recente, o geólogo Don Easterbrook, da Universidade de Western Washington, mostrou que nos últimos 15 mil anos houve dez períodos de aquecimento mais intensos do que o atual - e esses períodos se alinham com o aumento da intensidade da radiação solar.

A radiação solar, o magnetismo do núcleo da Terra e a órbita do planeta, argumentam os céticos, determinaram o clima por milhões de anos. “O aquecimento é resultado de muitos fatores. A emissão de gases é um deles, mas está longe de ser o mais relevante”, diz Richard Lindzen, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). “O homem pode alterar o clima, mas é muita ignorância e presunção supor que sua ação tem mais impacto do que as atividades no núcleo terrestre, por exemplo. Isso moveu placas tectônicas, empurrou os Andes e o Tibete.”

Para os Céticos as catástrofes anunciadas pelo IPCC não passam de alarmismo. “Caminhamos para uma era glacial, mas, pelo amor de Deus, não precisamos prender a respiração por isso”, diz Michaels, da Virgínia. Para os céticos, as medições de computador que projetam tais hecatombes são falhas e excluem muitas variáveis climáticas. O filme de Al Gore, alardeiam os céticos, estimou o aumento dos mares em 2.000%.

O que %C3%A9 ceticismoMas, afinal, em quem acreditar? O mundo vai acabar em dez anos se não evitarmos as emissões de CO2, como diz Al Gore? Ou é tudo uma jogada de marketing, como dizem os céticos? “O que propicia essa discussão sem fim sobre o aquecimento global e suas conseqüências é a própria natureza do clima”, diz Lindzen, do MIT. “O sistema climático é complicadíssimo - e mecanismos fundamentais ainda são desconhecidos”, escreveu o dinamarquês Lomborg.
(Fonte: Gabriela Carelli / O Estado de S. Paulo)

É….devemos acreditar em nós mesmos e mudar isso tudo, porque as consequências de tudo isso já estão visíveis…

Um comentário:

Anônimo disse...

BOM, SE NÓS ACREDITARMOS NO IPCC NO MÍNIMO ESTAMOS AJUDANDO NOSSO PLANETA A DIMUIR A POLUIÇÃO, MESMO QUE DEPOIS DESCUBRAM QUE ELES NÃO ESTÃO CORRETOS. AGORA... SE ACREDITARMOS NOS CÉTICOS, E ELES ESTIVEREM ERRADOS ESTAREMOS CORRENDO VÁRIOS RISCOS. POR ISSO, EU PREFIRO ACREDITAR NO IPCC, ACHO Q TODOS DEVERIAM...