15 abril 2009

Efeito Estufa x Atividade Solar

"Recente pesquisa, cientistas britânicos apresentaram novas provas de que o aquecimento global não é causado por mudanças na atividade solar."

O contéudo da pesquisa é contrário a tese de que o calor adicional está sendo provocado pelas mudanças nas atividades solares, tese que é preferida dos dos grupos céticos em relação ao impacto da ação humana no clima.
Na teoria das atividades solares ou de Raios Cósmicos, desenvolvida pelo dinamarquês Henrik Svensmark. Henrik afirma que, variações na atividade solar afetam a intensidade dos raios cósmicos.Estes raios são refletidos na superfície da terra pelo campo magnético do planeta e pelo vento solar. Segundo Henrik, quando o vento solar está fraco, mais raios cósmicos penetram na atmosfera, o que aumenta a formação de nuvens, nisso o planeta esfria - Quando os raios solares estão mais fortes, a temperatura da terra sobe.
Mas, ciesntistas da Lancaster, universidade na inglaterra, estudaram essa relação, analisando partes da terra e períodos que se reggistraram a chegada forte ou fraca de raios cósmicos, ao verificar-se a formação das nuvens em determinados locais e momentos eles não encontraram nada que comprove essa teoria. O estudo dos cientistas confirmam as descobertas Do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que em 2007 coclui que as temperaturas começaram a aumentar em 1970, e que os gases do efeito estufa tiveram um peso 13 vezes maio no aquecimento global do que a variação das atividades solares.

(fonte: Revista Aquecimento GLobal, Editora Online)

Nenhum comentário: