16 abril 2009

6 Pragas do Aquecimento Global

O verão tem sido mais quente em todo o planeta.


1 . O Ártico e a Groenlândia estão derretendo


A cobertura de gelo da região no verão diminuiu ao ritmo constante de 8% ao ano há três décadas. No entanto, a temperatura na região era superior à atual nas décadas de 1930 e 1940, sendo os glaciares menores do que hoje. Em 2005, a camada de gelo foi 20% menor em relação à de 1979, uma redução de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, o equivalente à soma dos territórios da França, da Alemanha e do Reino Unido. No entanto, no Hemisfério Sul, durante os últimos 35 anos, o derretimento apenas aconteceu em cerca de 2% da Antártida, onde 90% do gelo do planeta está acumulado; nos restantes 98%, houve um esfriamento e a Intergovernmental Panelxon Climate Change (IPPC) estima que a massa da neve deverá aumentar durante este século. Mesmo um aquecimento de 3 a 6 graus tem um efeito relativamente insignificante, já que a temperatura média da Antártida é de 40 graus negativos. Igualmente, o derretimento de todo o gelo do Ártico não afetaria o nível da água nos oceanos porque se trata de gelo flutuante; o volume de água criado seria igual ao volume de água deslocado pelo gelo quando flutua.


2 . Os furacões estão cada vez mais fortes

Com o aquecimento das águas, a incidência de furacões mais intensos – de níveis 4 e 5 da escala -, dobrou nos últimos 35 anos.




3 . O Brasil na rota dos ciclones


Nem mesmo o Brasil escapa. Em 2004, o litoral sul do país foi vítima de um forte ciclone.
4 . O nível do mar subiu Desde o início do século XX, a elevação do nível do mar tem variado entre 10 e 25 centímetros. Em locais como as ilhas do Pacífico, isso significa um avanço de 100 metros na maré alta. Atualmente a ciência estima que o nível das águas suba entre 14 e 43 cm até o fim deste século.


5 . Aumento da desertificação


O quadro é alarmante: um quarto da superfície do planeta é agora de deserto. O total de áreas atingidas por secas dobrou em trinta anos. Na China, os desertos avançam 10 mil quilômetros quadrados por ano, o equivalente ao território do Líbano.

6 . Já se contam os mortos
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 150 mil pessoas morrem todo o ano vítimas de transtornos gerados pelo aquecimento global, como inundações e secas. E a previsão também não é das melhores. A expectativa é de que este número dobre até 2030.

(fonte: Mundo quente)
Fatos e números tristes porém Verdadeiros e cada vez mais perto de acontecer.

Nenhum comentário: