11 dezembro 2010

Campanha Brasil 2020

A Campanha é uma iniciativa global que vê na atual mudança climática uma oportunidade para crescimento e desenvolvimento co-criativo. Uma oportunidade para migrar para um novo sistema de convivência.

A Campanha propõe a mobilização de lideranças mundiais, desde o cidadão comum ao chefe de estado, para contribuir com a redução das emissões de carbono, restaurar os sistemas naturais e consolidar a Economia Climática Global até 2020.

Este é um movimento mundial que tem como princípio a sinergia com iniciativas transformadoras e atividades produtivas verdes, para o crescimento sustentável, com a mudança de postura das sociedades em todo o mundo.

Princípios da Campanha:

  • Os sistemas naturais que respondem aos ciclos geotérmico e geomagnético do planeta foram desequilibrados pela atividade humana. Atualmente estamos colocando 90 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera a cada 24 horas. Nossa responsabilidade consiste em restaurar o equilíbrio dos sistemas naturais e aprender a viver em harmonia com eles.
  • Atravessamos um ciclo planetário de mudanças climáticas, os sistemas naturais que respondem a estes ciclos foram desequilibrados pela atividade humana. Nossa parcela de responsabilidade consiste em recuperar o equilíbrio dos sistemas naturais e aprender a viver em harmonia com eles.
  • Os eventos naturais nos convocam a uma ação imediata, sistêmica e coletiva. Teremos que aprender juntos para educar, mobilizar e promover a liderança necessária a esta transição.
  • Sinergia é uma grande ferramenta para o sucesso desta mudança. Promover a sinergia entre iniciativas que sejam capazes de consolidar uma nova forma de viver com e no planeta, torna-se fundamental e inadiável.
  • A Renascença Brasileira: O despertar do Gigante Verde Dourado adormecido que acorda para uma transformação interna e mundial e promover o fortalecimento do Brasil como líder e protagonista de uma mudança global, nos coloca diante do nosso próprio destino e provoca impacto na comunidade global.
  • Liderança Climática leva à Prosperidade Climática. A nova economia requer a formação de novos talentos e oferece oportunidades verdes para todos. Propõe novos modelos de arquitetura financeira e de convivência, que exigem a co-criatividade inclusiva.
  • É necessário honrar os desafios e tratá-los na perspectivas das soluções. Não estamos numa crise por falta de soluções e sim por não estarmos implantando as soluções já existentes.
  • 2020 é um horizonte, uma visão, uma meta para alcançar resultados cruciais para nossa civilização.


Conheça algumas ações que podem ajudar o planeta:

1. TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA
Parece óbvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.


2. USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA
Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros . Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira


3. APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO
Acredite, dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc. Muito mais rápido e economizando 70% de gás.


4. COZINHE COM FOGO MÍNIMO
Não adianta! Por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.


Para saber mais informações sobre a campanha, acesse o site www.brasil2020.com.br, no site você pode também calcular as suas emissões de CO2.

O Blog Planetaagora apoia essa campanha.

Nenhum comentário: