02 maio 2009

E se o Aquecimento Global fosse Resfriamento Global




Com certeza seria pior, e ainda pode acontecer se continuarmos a aquecer o planeta. Isso porque a causa da nova Era Glacial pode ser justamente o aquecimento global.
Por exemplo, vamos dizer que o aquecimento global acabe com as geleiras da Groenlândia, inundando de água doce o Atlântico Norte, sem o sal, a água marinha não pode afundar e voltar ao Caribe, fazendo a corrente do Golfo para de funcionar. O norte europeu não tem mais verão, a partir da Escandinávia, o gelo vai tomando a Europa ano após ano. Como o gelo é branco, reflete quase toda a luz do Sol, numa reação em cadeia que torna tudo cada vez mais frio. Pior: o gelo prende a água, e esse tipo de vapor é um gás que chega a ser3 vezes mais potentes que o gás carbônico no efeito estufa, que tanto causa o aquecimento global com torna a Terra habitável. Resultado: temperaturas globais de 10 graus Celsius a menos. Camadas de neve com quilômetros de espessura tomam o hemisfério norte do pólo até Nova York, Canadá, norte da Europa e talvez também a Argentina.
No Brasil, em compensação, a Amazônia se transforma em cerrado. O clima aqui fica mais parecido com o da Argentina de hoje, florestas de araucárias tomam paisagem até Minas Gerais. Temos neve todo ano em Curitiba, até no Rio de Janeiro. Em vez de cana e soja, passamos a plantar trigo.
(fonte=Revista Superinteressante)

Nenhum comentário: